segunda-feira, 18 de maio de 2015

Processos de Fossilização

Como se formam os fósseis?

ver animação aqui

A fossilização é um processo muito lento e complexo!

De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em três grupos:


  • Moldagem - as partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas (impressões).
  • Conservação - o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente nas rochas ou em outros materiais.
  • Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis.
A moldagem é um processo de fossilização que origina reproduções de um organismo, este tipo de fossilização acontece apenas em superfícies onde existam sedimentos finos que o envolver ou preenchem.
Através deste processo o molde permanece mesmo quando o organismo é destruído.
No caso, por exemplo das conchas ou outras peças ocas, pode formar-se um molde interno e um molde externo.
Molde interno - este tipo de molde aparece quando os sedimentos preenchem a concha, mas esta é destruída ficando apenas o molde da superfície interna.
 
Fig.1- Molde interno de uma concha
 
Molde externo - os sedimentos envolvem a superfície externa da concha produzindo um molde, mais tarde a concha é destruída ficando apenas o molde.
 
Fig.2- Molde externo de uma concha
 
 
A partir de um molde interno ou externo, é também possível formar contramoldes.
 
Isto acontece, por exemplo, quando um molde externo apresenta depressões. Caso essas depressões sejam preenchidas por sedimentos forma-se um contramolde do molde externo.
A contrário do molde externo, o contramolde apresenta saliências.

A formação de um contramolde pode ser feita também a partir de um molde interno, por um processo idêntico.
 
 
Fig.3- Molde externo e respectivo contramolde.
 
 
Órgãos achatados, como as asas de um inseto ou as folhas de uma planta, fossilizam por um tipo de moldagem diferente, que designamos de impressão.

 
Fig.4- Impressão


 A conservação é processo mais raro da fossilização, pois implica a preservação total do ser vivo ou parte dele, até mesmo as partes moles. Normalmente, são preservados sem alteração ou com pequeníssimas modificações. Este processo engloba a mumificação, em que o corpo é desidratado e fica como que embalsamado.
     Para que haja este processo, é necessário que o ser vivo seja envolvido por uma substância impermeável, como, por exemplo, o gelo ou âmbar, que permite assim a sua conservação.


Fig. 5 - Ser vivo preservado em âmbar. Muito provavelmente, a resina viscosa, ao escorrer da árvore conífera aprisionou o ser. Passado algum tempo, a resina fossilizou, convertendo-se em âmbar e contendo o organismo, isolando-o do contacto com o exterior.

Fig. 6 - Mamute bebé mumificado no gelo, Suíça. O gelo interrompe a atividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química, permitindo assim a formação de um fóssil.
 

Mineralização: 

Este processo de fossilização consiste na substituição do material orgânico por substâncias minerais, ou seja, o material orgânico original vai-se dissolver e é substituído por substâncias minerais. No caso, por exemplo de um tronco, o volume do mesmo mantém-se, mas a composição química é alterada.

Fig. 7 - Mineralização de um tronco de uma árvore.
 

 
Referências:
Os fósseis e a reconstituição do passado


 OS FÓSSEIS E A PALEONTOLOGIA (http://fossil.uc.pt/pags/Foss_pal.dwt)

 
 

terça-feira, 12 de maio de 2015

A Terra continua a tremer...

Forte sismo no Japão

mapa com a localização do sismo sentido esta terça-feira
 Abalo teve magnitude 6,8, mas não foi emitido qualquer alerta de tsunami. 
Um forte sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter foi sentido na quarta-feira na costa nordeste do Japão, mas as autoridades não emitiram qualquer alerta de tsunami. Não há registo de vítimas.
O sismo ocorreu às 6h12 de quarta-feira (21h12 de terça-feira em Lisboa) ao largo da costa leste da ilha de Honshu, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 38,9 quilómetros. continua 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Feliz Dia da Mãe!

Bebé de 4 meses preso por 22 horas nos escombros do terremoto em Nepal é encontrado vivo




“Eu não conseguia pensar em mais nada, apenas em tentar salvar meu bebê. Eu estava muito triste. Eu não comia, não dormia”, conta a mãe de Sonit.

sábado, 2 de maio de 2015

Sismo de magnitude 3 abalou região de Braga

Sismo de magnitude 3 abalou região de Braga
Fotografia © Ricardo Júnior/Globalimagens
Sismo não causou feridos ou danos materiais.

Um sismo de magnitude 3 na escala de Richter foi hoje sentido a norte de Portugal, na região de Braga.
O sismo, sentido pela população, foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 02:43 com o epicentro próximo de Braga, indica a página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Guimarães", refere um comunicado da mesma página.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4545496

sábado, 25 de abril de 2015

"TERRA, Planeta VIVO" - Sismo no Nepal -



Link permanente da imagem incorporada
fonte
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/terramoto/sismo-de-7-9-atinge-nepal-e-india

"Um tremor de terra de magnitude 7.9 na escala de Richter abalou a parte Oeste da antiga capital nepalesa Kathmandu. Vários edifícios desabaram e o número de mortos, que começou nos quatro, já chegou aos 876 (5 mil atualizado a 28 de abril).

Desde logo as autoridades avisaram que o balanço de vítimas mortais deveria ser grande, tendo em conta a quantidade de edifícios que não resistiram ao forte abalo, que é já considerado o pior em 80 anos registado no país.

O sismo teve epicentro a 200 (81) quilómetros da cidade. Em Kathmandu vive um milhão de pessoas. Foi também sentido em várias cidades da Índia, sobretudo, em Nova Deli, e no Bangladesh, onde também há registo de mortos.

Na capital nepalesa, os edifícios são velhos e degradados. Uma torre histórica construída no século XIX desabou e deixou presas 50 pessoas, pelo menos. Um corpo foi retirado do local. Há 10 anos que a Torre Dharara, construída em 1832, está aberta ao público e serve, no seu oitavo andar, de miradouro.

O terramoto fez também desencadear uma avalanche no Evereste e provocou, pelo menos, 10 mortos. Abril é dos meses mais populares entre os alpinistas para subir ao cume da maior montanha do mundo. "

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=185423

ver notícias atualizadas
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/terremoto-afeta-8-milhoes-de-pessoas-no-nepal.HTML


sexta-feira, 24 de abril de 2015

TERRA, Planeta VIVO _ Erupção do Vulcão Calbuco (Chile)


 Erupção do Vulcão Calbuco (Chile)


mais fotos aqui
  A erupção do vulcão Calbuco, no sudeste do Chile, obrigou mais de 4.000 pessoas a deixarem as suas casas em localidades até 30 quilómetros do centro do fenómeno, de acordo com o Governo e imprensa locais.
Uma delas, Puerto Varas, ficou completamente irreconhecível e os seus cidadãos temem pela sua saúde. A cinza cobriu carros, casas e equipamentos urbanos de Puerto Varas mas também Puerto Montt, o que levou o Governo a decretar, ontem, o estado de emergência. É que o Calbuco é o mais perigoso entre os cerca de 90 vulcões activos do Chile.
“Este vulcão entrou em erupção várias vezes nos últimos cem anos. Às vezes dura um dia, outras várias semanas”, explicou ao Mail Online o professor David Pyle, que estudou as erupções do Calbuco nas últimas décadas. “Por agora, a actividade acalmou. Mas não sabemos o que poderá acontecer nos próximos dias”.
Segundo Miguel Diaz, que vive em Puerto Montt, a 22 quilómetros de Calbuco, as pessoas entraram em pânico com a erupção. “Ouvi um barulho muito alto, como se alguém tivesse detonado uma bomba atómica.
http://greensavers.sapo.pt/2015/04/24/a-cidade-que-ficou-irreconhecivel-depois-da-erupcao-do-vulcao-calbuco-com-fotos/

  O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, entrou quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado quase meio século 'adormecido'.

Ler mais: http://visao.sapo.pt/veja-as-incriveis-imagens-da-erupcao-do-calbuco=f817613#ixzz3YKXKUFso


Filmes sobre vulcões:

 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Modelos da Estrutura Interna da Terra

Em breve...  o trabalho de duas alunas do 7º ano

DIA DA TERRA - 22 de abril

O Google celebrou o Dia da Terra nesta quarta-feira (22) com um doodle especial e um quiz para ajudar os internautas a descobrirem com qual animal mais se parecem.
 Dia da Terra 2015

O Dia da Terra foi criado nos anos 70, como um protesto contra a poluição, pelo senador americano Gaylord Nelson. Saiba como responder ao questionário e conheça a história do Dia da Terra.

O link para o teste está disponível no Google.com.

Dia da Terra: qual o seu animal?

Divirta-se como eu... 
 
Image of your animal 

É uma abelha!

Uma trabalhadora empenhada por natureza,
 ainda tem tempo para parar e polinizar as flores.


domingo, 22 de março de 2015

A água é...

A água é o recurso – um dos – do século XXI, sem o qual não existem natureza, produção de alimentos, saúde, indústria, urbanização, energia e, em último caso, vida.
  ler mais aqui

Portugal desperdiça 426 milhões de litros de água diariamente

Foto retirada de: oglobo.globo.com
 
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Água, são revelados os dados dos desperdícios no consumo de água em Portugal. Mais de 400 milhões de litros de água para consumo humano são desperdiçados, todos os dias, em roturas e fugas nas redes municipais, traduzindo-se em cerca de 19% de toda a água que é injetada nas canalizações em todo o país. De uma forma mais simplificada, cerca de um em cada cinco litros de água captada, tratada e pronta a ser consumida, perde-se pelo caminho, não chegando às torneiras.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Eclipse Solar do dia 20 de Março de 2015




No próximo dia 20 de Março a Europa vai pode ver um eclipse solar. Porém, o eclipse só será total para quem estiver no extremo norte do Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e na região Árctica.
Em Portugal, o eclipse vai ser parcial em todo o território e os melhores locais para ver o eclipse são as ilhas do Corvo e das Flores, no arquipélago dos Açores, onde 77% do Sol vai ficar coberto pela Lua.
De acordo com os mapas disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a percentagem de cobertura diminui à medida que descemos em latitude. Em Lisboa, por exemplo, a sombra da Lua vai cobrir 73% da superfície solar.

O eclipse vai durar cerca de duas horas, com início às 8h00, ponto máximo às 9h00 e término às 10h00. O OAL recorda que a observação do Sol neste horário pode ser perigosa, sublinhando a obrigatoriedade de usar filtros solares e tempos de observação curtos.
O último eclipse solar visível de Portugal ocorreu em 1999 e foi muito semelhante em termos de percentagem do Sol coberta. O eclipse do dia 20 ocorre no mesmo dia em que este ano se regista o Equinócio da Primavera.

 Prevenção de efeitos de observação do eclipse do Sol
 
Segue, a informação da DGESTE (Direção Geral da Educação) considerada relevante, para seu conhecimento.
  
REGRAS
RESTRITAS A SEREM CUMPRIDAS
 
1.ª regra: NUNCA observar o sol diretamente sem filtros solares oculares* (vulgo “óculos do eclipse”).

2.ª regra: NUNCA usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaroides, filtros Wratten e folhas de alumínio na observação do Sol. Não é igualmente recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador abaixo do #14.

3.ª regra: NUNCA usar os filtros solares oculares combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos óticos. Veja aqui a razão. Estes filtros solares SÓ devem ser usados para observação ocular direta, fazendo intervalos frequentes para descanso, a fim de o olho não aquecer demasiado.
4.ª regra: NUNCA colocar os filtros solares na ocular do instrumento ótico, ou seja, na lente onde se espreita para ver através dos binóculos ou telescópio. Nesta situação o filtro solar derrete, deixando entrar intensidade suficiente para queimar a retina.

 5.ª regra: NUNCA fazer uso dos filtros solares oculares já utilizados ou que estejam guardados, antes de os testar adequadamente, pois podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se de que a queimadura do olho é indolor, pelo que o perigo associado é enorme e arrisca assim a sua saúde. Antes de usá-los, deve testar a sua segurança, olhando através deles para uma luz muito forte (e próxima) em casa, e procurando falhas, furos e riscos.

6.ª regra: NUNCA exceder a observação contínua com óculos de proteção especial por períodos de mais de 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina.


IMPORTANTE lembrar que o aquecimento da retina não é sentido tal como se sente o aquecimento da pele, uma vez que a queimadura da retina é INDOLOR! Se prolongar demasiado a observação, a retina aquece sem se aperceber e pode causar lesões irreversíveis, incluindo a cegueira parcial ou total. Além disso, evita-se que o filtro aqueça em demasia, reduzindo a possibilidade de deteriorar o seu plástico.

 *Os filtros solares oculares, ou óculos do eclipse, são vendidos nalgumas lojas de material astronómico ou em revistas de astronomia (estrangeiras), nestas ocasiões. Devem ter marca CE obrigatória, cumprindo a Norma Europeia EN 169/1992 e a Diretiva Europeia CEE 89/686.

DGESTE

domingo, 15 de fevereiro de 2015

1 Milhão de sacos de plástico utilizados por minuto

Sacos de plástico: todos os números da nova revolução verde
 
"Por minuto são utilizados um milhão de sacos de plástico leves no mundo. Por ano, circulam 100 mil milhões na Europa e Portugal é um dos países europeus onde são mais utilizados e apenas uma vez, durante 25 minutos.
Os números são chocantes mas não revelam toda a história. Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, realizado durante 2010 e 2014, revela que os sacos estão no topo da lista dos materiais que poluem as praias portuguesas – dos mais de 11.000 objectos recolhidos, 97% eram plásticos.

“A produção, transporte e tratamento é responsável pelo consumo de muitos recursos, incluindo água e petróleo. Em aterro, misturam-se com os resíduos; no ambiente podem permanecer mais de 300 anos”, explicou ao Diário Económico, esta sexta-feira, Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Quando hoje lhe pedirem €0,10 por um saco de plástico leve, pense que existe uma razão bem objetiva: os sacos de plástico prejudicam gravemente o ambiente e todos pretendem ver-se livres deles, das autoridades aos ambientalistas, e provavelmente até as empresas de distribuição."

ler mais aqui:
http://greensavers.sapo.pt/

Ver artigo relacionado (com Fotos) aqui:
 http://www.sabado.pt/Iframes/detalhe_multimedia.aspx?contentName=Multimedia&contentID=23181

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

" ... Está um frio de rachar..."

A Unidade de Saúde Pública solicitou à Câmara Municipal de Matosinhos  que divulgasse a seguinte informação:
 
Penhas Douradas - Serra da Estrela
Perante a previsão de tempo frio para os próximos dias a DGS recomenda que sejam tomadas as seguintes precauções, uma vez que o frio pode ser responsável por efeitos nefastos na saúde:
 
No interior do edifício
·         Manter a temperatura entre os 18ºC e os 21ºC
·         Se não conseguir aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aqueça o quarto antes de se ir deitar
·         Evitar colocar os equipamentos de aquecimento muito próximo de onde vai dormir/descansar
·         Apagar ou desligar os equipamentos de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa
·         Promover uma boa circulação de ar, não fechando completamente o edifício, mas evite as correntes de ar frio
·         Manter sob vigilância a utilização de botijas de água quente, para evitar o risco de queimadura
 
Higiene pessoal e vestuário
·         Manter a higiene pessoal tomando banho com água morna (a água muito quente remove a camada protetora natural da pele)
·         Manter a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios
·         Usar várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa (não usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea)
·         Proteger as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e usar calçado adequado às condições climatéricas
·         Evitar andar descalço no chão frio ou molhado
 
Alimentação
·         Fazer refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas
·         Dar preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite ou chá
·         Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes como frutos e hortícolas (contribuem para minimizar o aparecimento de infeções)
·         Fazer uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura e alimentos açucarados
·         Evitar bebidas alcoólicas visto que provocam perda de calor e arrefecimento do corpo
 
Atividades e Exercício físico no exterior
·         Evitar fazer exercício físico de esforço ao ar livre
·         Fazer pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas evitando o arrefecimento do corpo
 
Para além das recomendações anteriores, tenha em conta as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para se proteger da gripe e em caso de dúvida contacte a linha de saúde24: 808 24 24 24
 

 
 
 
 

Manifestações secundárias de vulcanismo

 
Fumarolas nas Furnas - Açores
 
 
Geiser no Parque nacional de Yellowstone

sábado, 24 de janeiro de 2015

Vulcões!




Katia e Maurice Krafft (1942-1991) e (1946-1991) 

    "Katia e Maurice Krafft - um casal de vulcanólogos franceses que pertence à lenda da comunidade científica das últimas décadas. Cientistas, mas também exímios caçadores de imagens, em filme e em fotografia, apaixonados «pelas montanhas vivas», segundo as suas próprias palavras - o seu nome é sinónimo de intrepidez: onde houvesse um vulcão em erupção, lá estiveram, na primeira linha. Vulcão! (Vulcano!)é um documentário sobre a atividade dos Krafft, mostrando-os em acção um pouco por todo o mundo, do Hawai à Indonésia, do Stromboli a Chichón."
Inúmeras, lindíssimas e impressivas imagens de diferentes tipos de atividade vulcânica - incluindo imagens de arquivo dos anos 30 - e também exemplos de erupções causadoras de catástrofes humanas, estão presentes neste videograma, onde surgem alguns fenómenos menos comuns, como as nuvens ardentes ou um lago de ácido sulfúrico. Não estão ausentes explicações da atividade vulcânica - desde logo a Teoria da Tectónica de Placas - mas o mais notável deste documentário são as poderosas imagens nele recolhidas, numa tónica de maravilhamento ante uma das manifestações mais impressionantes da atividade geológica do nosso planeta."

"Destemidos a presenciar a pouca distância erupções violentas, foram por isso considerados como loucos por muitos cientistas.  Os dois desapareceram, numa nuvem ardente, durante a explosão do vulcão Unzen, no Japão, em 3 de junho de 1991."

"Os cem existem"

"O PensActos abre 2015, ousando questionar: "Ir à Escola para quê?"
Numa época de crescentes incertezas e inquietudes, urge refletir a educação: o que é? Consistirá numa mera transmissão de conhecimentos? Qual o papel da escola e da família? Traduzirão os famigerados rankings um ensino de qualidade? As politicas educativas serão verdadeiramente inclusivas?
A próxima conferência-debate promete abalar (pre)conceitos e apreciar os contributos da escola na formação dos cidadãos portugueses. O elenco de oradores proporcionará o confronto de perspetivas diversificadas que uma vez mais estarão abertas a um debate final com o público.
Um encontro imperdível."





Realizou-se este encontro no dia 23 de Janeiro, pelas 21:30h, na remodelada Escola Secundária Augusto Gomes de Matosinhos,  num ambiente acolhedor em que as questões colocadas foram como "árvores numa floresta".

 
 
Citações e poemas para reflexão!


"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

 de Rubem Alves

 
 
 
"A criança não é
um recipiente que devemos encher,
mas um fogo que é preciso atear" de Montaigne
 
 
"Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro
podem mudar o mundo." de Malala  Yousafzai, jovem de 17 anos, laureada com o Prémio Nobel da Paz
 
 
"Na vida devemos fazer apenas aquilo que gostamos
e tudo aquilo que não gostamos  e que é necessário ao que gostamos", de Manuel António Pina.

 

"Estaremos a dar voz à criança para exprimir as suas emoções, os seus desejos de aprender, a exprimir as suas ideias acerca da realidade que a rodeia?"
 
 
As Cem linguagens da Criança
 
A criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.

 E a criança por sua vez repete: os cem existem!

 Loris Malaguzzi (1996)
 
 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Geodinâmica interna da Terra

Consequências da dinâmica interna da Terra. Atividade vulcânica
Dinâmica interna da
Terra
 
A utilização desta aula interativa auxilia a aprendizagem dos alunos no que respeita à atividade vulcânica como consequência da dinâmica interna da Terra.

http://brip.escolavirtual.pt/page.php/resources/view_all?id=7cn_06&rd=1

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sacos de plástico serão pagos a partir de 15 de Fevereiro


- Boas Notícias!


“No âmbito da reforma da Fiscalidade Verde, todos os sacos de plástico leves passam a estar sujeitos a uma contribuição de oito cêntimos mais IVA [ou seja, 10 cêntimos].


 Fonte

domingo, 14 de dezembro de 2014

Vulcão - Quando a ilha do Fogo se incendeia

Por
Estrutura de um aparelho vulcânico
Diz a Enciclopédia Geográfica que um “vulcão” é uma  “abertura que se forma num ponto fraco da crosta terrestre, através da qual são projectadas para a superfície lavas — rochas em fusão provenientes de grandes profundidades —, cinzas e gases”. E explica que o termo deriva de Vulcano, “o nome do Deus do fogo romano”.
A palavra “vulcão” aplica-se “à chaminé” e “à montanha cónica de lava e de outros resíduos que se forma à sua volta”. De tempos a tempos, arde. Na ilha do Fogo, em Cabo Verde, o magma começou a jorrar passados 19 anos de acalmia. O calendário assinalava 23 de Novembro. Notícia: “Ao 16.º dia de erupção, a lava do vulcão (...) já engoliu duas localidades, destruindo casas, edifícios públicos, estradas e campos.” A ilha incendiou-se e as povoações Portela e Bangaeira já não existem. “Não houve registo de vítimas na pequena ilha de 37 mil habitantes.” Em linguagem informativa, não haver “vítimas” significa que ninguém morreu ou ficou ferido. Impossível será avaliar o sofrimento de quem vê desaparecer a sua casa, a sua aldeia e grande parte da sua memória territorial. Tudo incendiado por “lavas que saem do vulcão com uma velocidade média de 20 metros por segundos”.
continua aqui

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Erupção do Vulcão da Ilha do Fogo (Cabo Verde)

Agência Lusa
http://observador.pt/2014/11/23/vulcao-da-ilha-fogo-em-cabo-verde-entrou-em-erupcao/
"O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou em erupção este domingo 23/11/2014, de madrugada e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas. A lava do vulcão está a sair por dois pontos e em curso está um plano de evacuação em vários pontos da ilha, sobretudo em Chã das Caldeiras.
A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado à proteção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou que os dados disponíveis apontam para que o incidente terá proporções idênticas às da registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.
A lava, segundo fontes locais ouvidas pela RCV, está a sair pela vertente sul, onde a estrada principal que liga a Chã das Caldeiras já está cortada, com a população a sair pela vertente norte, em direção a Mosteiros."
 
notícias relacionadas:
 
 
 

Dia 24 de Novembro - Dia da Ciência e Tecnologia

Rómulo de Carvalho: o Homem,o Poeta (Antonio Gedeão ), o Cientista
 
Comemoração do aniversário de nascimento de Rómulo de Carvalho (1906-1997)
Professor, Pedagogo, Autor de Manuais Escolares, Historiador da Ciência e da Educação, Divulgador Científico e Poeta (António Gedeão).


Poema
Lágrima de preta
António Gedeão (RÓMULO DE CARVALHO)

Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado

Olhei-a de um lado
do outro e de frente
tinha um ar de gota
muito transparente

Mandei vir os ácidos
as bases e os sais
as drogas usadas
em casos que tais

Ensaiei a frio
experimentei ao lume
de todas as vezes
deu-me o qu'é costume

Nem sinais de negro
nem vestígios de ódio
água (quase tudo)
e cloreto de sódio


Pedra Filosofal
Letra: António Gedeão
Canta: Manuel Freire









sábado, 22 de novembro de 2014

Comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia (C & T) - Zarco

Semana da Ciência e Tecnologia (C & T ) decorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro.
 

- Durante toda a semana decorrerá uma "Feira de Minerais, Rochas e Fósseis" promovida pelo grupo de Biologia e Geologia da Zarco.
 
 - Na 2ª feira - dia 24 - às 10h, no auditório da Zarco, para as turmas 10º1, 11º1, 11º2 e 12º1 realizar- se- à uma sessão de sensibilização sobre doenças renais com a participação de um médico nefrologista e um nutricionista. Será disponibilizada documentação aos alunos.

- Na 2ªfeira - dia 24 - das 15h às 16h, decorrerá uma palestra pela Dra. Lúcia Vasquez intitulada "Segredos e tesouros geológicos das paisagens em Portugal" dirigida às turmas de 10ºano.

- Na 2ª feira - dia 24 pelas 16h15,  decorrerá uma palestra alusiva ao ano internacional da luz que será em 2015.
 
- Para o 7ºano, na 5ªfeira - dia 27, pelas 14h, com  a duração de 50 minutos, realizar-se-á  no ginásio pequeno da Zarco, a atividade - "Planetário Móvel", desenvolvida pelo Grupo de Física e Química.

- 5ªfeira - dia 27 - às 15h15 será projetado o filme "BBC. Charles Darwin and the Tree of Life" (90 minutos) para as turmas do 11º Ano de BG, no auditório da Zarco.

MOODLE

Vão espreitar o Moodle, está atualizado com os materiais utilizados nas nossas aulas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Estalactites e Estalagmites"

Experiência de simulação de "estalactites e estalagmites"
 
Montagem do dispositivo experimental.
Foram preparadas soluções saturados de sulfato de magnésio
(sal de Epsom)
 


As semelhanças estão relacionadas apenas com a forma do material, que se parece (!?) com as estalactites e estalagmites (fotos- mclameiras)

IMPORTANTE -
1º Não podemos esquecer que existem diferenças  ao nível da composição química, as estalactites e estalagmites são constituídas por carbonato de cálcio que forma os cristais de calcite (principal mineral do Calcário) e na atividade usou-se sulfato de magnésio.
2º Na atividade os cristais formaram-se a partir da evaporação de água, enquanto nas grutas cársicas formam-se por  precipitação dos sais de cálcio que a água acida transporta pela dissolução do calcário.
 
Rochas Sedimentares Quimiogénicas:
Algar da Malhada de Dentro (60m de profundidade)
Maravilhas de calcário do algar (estalactites, estalagmites e colunas)


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O que é o coral?


Recife de corais



Corais - animais do Filo dos Cnidários
Embora os corais possam parecer rochas e partilhem várias características das plantas, eles são animais. São invertebrados marinhos aquáticos (conhecidos por pólipos) que vivem nos baixios quentes das límpidas águas costeiras do mundo. Um enorme número de organismos marinhos vive entre os corais, tornando os recifes nos habitats mais abundantes e variados da Terra.
...
Como as medusas, os corais são cnidários, mas estão fixos por um tubo preso a uma superfície (geralmente, rocha) em vez de flutuarem livremente como elas. Os cnidários possuem um corpo simples, com uma abertura de boca central rodeada por tentáculos que picam.

http://querosaber.sapo.pt/ambiente/o-que-e-o-coral

domingo, 16 de novembro de 2014

"Pangeia"

Aqui vai o prometido...



Naquele tempo,
no tempo dos vulcões
os Dinossauros eram os mandões.

A Terra era diferente,
tinha um só Continente,
uma grande aldeia
seu nome era PANGEIA.

Tinha desertos, florestas e montanhas,
mares de corais
e rios com piranhas.

Seria perigoso
andar a passear,
os seus habitantes
deviam assustar.

Crocodilos, lagartos, tartarugas,
alforrecas, peixes e escorpiões,
cobras, insetos, aves e tubarões.

"Versão livre" (Bea 4 anos)
Autoria: Cátia Sousa - Professora Exp. Musical e Dramática
(C. Novo da Maia)

Ver mais animações aqui:

domingo, 9 de novembro de 2014

Paisagens Geológicas da nossa região

Dunas - Paisagem Sedimentar

Uma viagem pelo Litoral de Matosinhos - CMIA

 
Praia do Mindelo
"Esta praia também é conhecida por Praia de Mindelo Atlântico ... Nesta paisagem podemos ver um areal extenso e um cordão de dunas com vegetação protegido por passadiços de madeira. As dunas litorais protegem as terras do vento e do avanço do mar." (In Trabalho de uma aluna _7º2)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

GEOPESQUISA - Paisagens Geológicas

Proposta de Trabalho de Ciências Naturais (7º2ª)

Identifica o tipo de paisagem existente na região onde a tua escola se localiza.

Para isso utiliza a carta litológica de Portugal (Página 22 do manual) e observa as principais caraterísticas geológicas.
 
Tarefa a desenvolver a Pares ou individualmente
  • Pesquisa informação sobre paisagens geológicas da tua zona - região onde a escola se localiza ou onde moras, ( em alternativa, zona onde nasceste fazendo referência a isso);
  • Identifica o tipo de paisagem selecionado;
  • Descreve as principais caraterísticas desse tipo de paisagem ou dessa paisagem;
  • Tira uma fotografia, ou, se isso não for possível, procura na Internet uma imagem de uma paisagem com caraterísticas semelhantes.

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos sobre a diversidade de paisagens geológicas;
Desenvolver competências a nível da pesquisa, seleção da informação e comunicação.
Desenvolver competências a nível da utilização das TIC (podes usar os computadores da Biblioteca ou da Sala de estudo e pedir ajuda aos professores ali presentes).


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Utiliza apenas a frente de duas folhas A4 (entrega-as agrafadas):

1ª Folha - Capa da qual consta o Título, nome da Escola,( Logotipo), nome da Disciplina , nome da Professora, nome, nº e turma do(s)Autor(es) e Ano Letivo.

2ª Folha deve constar uma imagem com legenda que identifique o local, o tipo de paisagem geológica e as suas principais caraterísticas; a bibliografia/fontes utilizadas.


Especificações:


Extensão  do texto entre 50 a 100 palavras
Tipo de letra: Arial 12
Espaçamento 1,5 linhas

Data limite de entrega  - 5ª f. 16/10/2014
(15 dias a partir da data da proposta)


 Critérios de Avaliação 
 Qualidade do Trabalho:
•Produção escrita com as caraterísticas formais definidas;
•Conteúdo da produção escrita e gráfica

Bibliografia:
Antunes, C.; Bispo, M.; Guindeira, P.; (2014), Descobrir a Terra - Ciências Naturais -7ºAno, Areal Editores, Porto.